MISS BRASIL TERRA

Por Belezaporumacausa em

MISS EARTH BRASIL

A Organização Beleza Por Uma Causa, detém a franquia do Miss Earth para o Brasil desde 2017, ano em que começou a eleger a Miss Brasil Terra.

MISS EARTH

O Concurso Internacional de maior referência Mundial que a Organização Beleza Por Uma Causa representa no Brasil, é o Miss Earth. Miss Earth é um certame internacional de beleza que promove a defesa ambiental. Juntamente com os seus “rivais” Miss Universo e Miss Mundo, Miss Terra é um dos três maiores concursos de beleza do Mundo, em termos do número de candidatas de países participantes nas finais mundiais e um dos concursos de beleza mais divulgados no Mundo. Habitualmente organizado nas Filipinas, sob o lema “Beleza por uma Causa”, conta com uma audiência televisiva de mais de 2 biliões de espectadores por todo o mundo.

As Misses coroadas dedicam o seu ano de reinado para promover projetos específicos e muitas vezes tratar de questões relativas ao meio ambiente e outras questões globais, através de visitas a escolas, ações de plantação de árvores, campanhas de rua, limpeza da orla costeira, palestras, intervenção pública nos media, intervenções em feiras ambientais, participação ativa em programas, programas eco-fashion e outras atividades ambientais.

A vencedora do Miss Earth é a porta-voz da Fundação Miss Earth, do Programa de Meio Ambiente das Nações Unidas (ONU) e de outras organizações ambientais. A Fundação Miss Earth também trabalha com os departamentos ambientais e Ministérios dos países participantes, vários setores privados e companhias, bem como Greenpeace e a Fundação Mundial para a Natureza (WWF).

O Miss Earth realiza-se deste 2001, produzido pela Carrousel Productions, com o principal propósito de preservação e proteção da “Mãe Terra”, envolvendo candidatas e vencedoras na defesa do meio ambiente. O Miss Earth visa também divulgar e promover vários destinos turísticos. Todos os anos, em média 90 candidatas de todo o mundo, competem pelas quatro coroações mais importantes: Miss Terra (1ºlugar), Miss Ar (2ºlugar), Miss Água (3ºlugar) e Miss Fogo (4ºlugar).

Em 2004, foi criada a Fundação Miss Earth (Miss Terra) para promover as causas do concurso e para trabalhar com grupos locais e internacionais e organizações não-governamentais que estão ativamente envolvidas na conservação e melhoria do meio ambiente. A Fundação Miss Terra, concentra-se na educação da juventude e consciência ambiental. O seu principal projeto “I Love Planet Earth School Tour”, ensina e distribui informação educacional para crianças em idade escolar. O Miss Earth começou a participar ativamente em 2006 no Programa de Meio Ambiente das Nações Unidas “Champions of The Earth”, uma premiação internacional anual do ambiente, criada em 2005 pela Organização das Nações Unidas para reconhecer empreendedores notáveis e líderes ambientais a nível político.

O concurso introduziu em 2011 a Declaração Miss Earth, um manifesto com o objetivo de apoiar todas as candidatas para uma missão ambiental comum, a ser implementada em seus respetivos países. As candidatas Miss Earth, servem como embaixadoras ambientais dos respetivos países. Das muitas iniciativas ambientais a serem desenvolvidas por diferentes organizações e governos, o Miss Earth como um grupo acredita que deveria ser dada prioridade à educação e exortamos nossos líderes para exigir a inclusão de cursos ambientais no currículo escolar. Deve ser da agenda de todos fazer a Terra sorrir novamente.

Categorias: Miss Brasil